Segundo a Receita Federal, valores serão pagos a 3,81 milhões de contribuintes até 31 de agosto.

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (24), a partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020. Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 3,81 milhões de contribuintes receberão a restituição no quarto lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 5,1 bilhões. Os recursos serão depositados em 31 de agosto.

As consultas podem ser feitas:

na página da Receita na internet;
no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O lote do IR também contemplará contribuintes com prioridade legal:

idosos acima de 80 anos (8.185);
contribuintes entre 60 e 79 anos (67.893);
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (6.088)
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (26.647)
Segundo a Receita Federal, foram contemplados, ainda, 3.710.930 contribuintes não prioritários.

Malha fina
O órgão informou, ainda, que o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Fonte: G1